Mini-férias – Dicas e conselhos

Hoje em dia só não tira umas mini-férias quem não quer. Apesar da crise presente no nosso país, uma escapadinha de fim de semana, ou umas férias de 3 ou 4 dias são possíveis com pouco dinheiro. Aqui ficam algumas das nossas dicas e conselhos para que possa passar umas mini-férias agradáveis e seguramente económicas:

 

O que precisa saber para preparar as suas mini férias

  • Tenha em consideração o local onde quer passar as suas mini-férias, se em Portugal, se no estrangeiro. Se escolher a primeira opção, existem vários locais que permitem umas boas escapadinhas. Fuja de locais turísticos, como o Algarve por exemplo, pois além de o alojamento ser um pouco mais elevado em termos de custo, não permite usufruir de umas mini-férias na realidade pois irá passar muito tempo em filas, seja em atrações turísticas ou em restaurantes. Opte por um local mais sossegado e tranquilo, mesmo se fizer questão de ir para o Algarve. Aljezur, Castro Marim e Alcoutim são alguns dos lugares a considerar.

Nas restantes regiões portuguesas considere também locais mais calmos para o interior do país, como por exemplo Serpa ideal para um fim de semana no Alentejo , ou a Serra da Estrela. Tudo irá depender dos seus gostos pessoais.

No que diz respeito ao alojamento, estes sítios normalmente têm opções económicas. Alugue um apartamento se forem 4 ou mais pessoas, ou considere locais como pousadas da juventude ou parques de campismo. Mesmo que não queira ficar numa tenda, muitos destes parques tem bungalows, que são como mini-apartamentos, mas mais económicos. Considere também algumas promoções de hotéis e pousadas de Portugal que durante o ano fazem promoções para mini-férias.

  • Se optar por um local no estrangeiro tenha em consideração não só o alojamento, mas também o meio de transporte que irá utilizar. Umas mini-férias em Espanha são possíveis se utilizar o automóvel. Os locais mais próximos da fronteira são boas opções uma vez que não precisa de muitas horas para chegar ao destino.

Se for necessário utilizar o avião, então deve começar por procurar passagens aéreas mais baratas. Quando mais cedo o fizer maior é a probabilidade de conseguir bilhetes económicos.

Como descobrir as melhores promoções de alojamento

A procura de alojamento é outro dos fatores a ter em consideração, e que deve ser feito com alguma antecedência pois locais como Paris são óptimos para uma escapadela romântica, Londres, Roma, Veneza, são lugares muito visitados, onde os melhores alojamentos e mais baratos já estão ocupados. Os hostels podem ser uma boa escolha, mas existem bons hotéis de 2 ou 3 estrelas bastante económicos e agradáveis próximos dos meios de transporte.

  • O planeamento da viagem e alojamento são os dois fatores essenciais para que possa fazer umas mini-férias em conta. Depois de decidir onde ficar e como ir, deve começar a planear as suas mini-férias ao detalhe para que possa usufrui ao máximo. Por exemplo, se as suas mini-férias forem em Portugal saía o mais cedo possível de casa para que chegue antes do almoço. Nesse dia ainda pode ver algumas atrações turísticas como museus, castelos ou apreciar as magníficas paisagens do nosso país.

Pode também planear visitar outras cidades ou sítios arqueológicos no caminho para o destino escolhido. Tenha em atenção os horários dos monumentos e parques que quer visitar e faça um trajeto para cada dia. Por exemplo, se for para um local com praia, pode visitar monumentos e museus de manhã e ir para a praia à tarde. Desta forma, vai aproveitar ao máximo as suas mini-férias.

Se for para o estrangeiro, faça o mesmo planeamento, mas reúna todas as informações necessárias antes de ir, por exemplo, mapas da linha do metro ou comboio, guias turísticos, mapas no caso de se perder, tudo o que possa ser útil e que faça aproveitar ao máximo as suas mini-férias. Muitas das bibliotecas municipais já tem atualmente uma vasta coleção de guias turísticos que pode requisitar e levar consigo gratuitamente.

  • Se estabelecer um orçamento para as suas mini-férias, é mais fácil controlar os custos da viagem na sua totalidade. Este é um dos pontos importantes a ter em conta no planeamento das suas mini-férias. Tenha em consideração várias opções, mesmo aquelas que pensam que ficaram acima do seu orçamento, pois por vezes encontra promoções para viagens de 3 ou 4 dias, bastante económicas, que compensam, principalmente se forem viagens para o estrageiro. Isto porque algumas destas promoções já incluem refeições, entradas para parques e passeios turísticos com guias, permitindo aproveitar igualmente as suas mini-férias.

Como pode ver, se planear com antecedência e pesquisar as últimas ofertas pode ter umas mini-férias bastante em conta que decerto irão deixá-lo com a sensação que esteve de férias mais que uma semana. Aproveite todos os momentos das suas mini-férias!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *